Há determinadas situações em que precisamos de controlar uma temperatura, quer seja utilizando um ventilador para resfriar ou uma resistência para aquecer. Temos a possibilidade de usar um termostato com lâmina bimetal, em equipamentos de baixo custo e ao qual a precisão não é tão necessária ainda se encontra este tipo de termostato, como é o caso de ferros de passar roupa, cafeteiras, etc.


www.netetronica.com


Ou utilizar termostatos eletrônicos que possuem uma ampla faixa de controle, vamos então utilizar o W1209:


www.netetronica.com


Especificações:

Tensão de operação: 12V
Faixa de temperatura: -50 ~ +110°C
Corrente do relé: 20A/240VAC ou 20A/14VDC
Sensor de temperatura: NTC (10K 0.5%) a prova d’água
Modo controle de temperatura: On/Off
Precisão de medição: 0,1°C
Resolução: 0,1°C
Taxa de atualização: 0,5seg
Dimensões: 48 x 40 14mm


Vantagens:


Preço baixo de aquisição: R$20,00 (mês de Agosto de 2018).
Ampla faixa de uso e facilidade para ajuste.
Boa precisão na medição da temperatura, apesar do fabricante informar precisão de 0,1⁰C a diferença em testes foi de 0,8⁰C, claro que para aplicações domesticas e levando em conta o erro de leitura do laser é admissível.


www.netetronica.com 


Placa pequena, possibilita montagens bem discretas.
Possui visor que informa a temperatura aferida e led que informa se o relé está atracado.
Relé de 20ª o que significa ampla faixa de equipamentos que podem ser ligados sem a necessidade de relés ou contadores auxiliares.
Baixo consumo de energia, em testes efetuados em funcionamento sem o atracamento do relé foi de 14.3mA:

www.netetronica.com

E com atracamento do relé 59.9mA:


  www.netetronica.com

Qualquer fonte barata de 12v atende o consumo do circuito.

Desvantagens:


Para a montagem a qual tenha uma boa visualização do visor de temperatura, o relé tem que ser retirado da placa.
O cabo do sensor NTC é curto uns 30cm mais ou menos, ou monta o termômetro próximo ao ambiente que vai ser controlado, corta e emenda o fio ou procura na internet sensores com cabo maior.
Claro que nada que afete a qualidade do circuito, não há muito o que fazer quando compramos um circuito pronto, temos ou adequá-lo para as nossas necessidades ou adequar as nossas necessidades ao circuito.
Sempre aconselho que antes de iniciar o projeto ou os testes, sempre trabalhe com a placa presa a uma superfície isolada, evita curtos circuitos acidentais ou choques elétricos.
Aqui como teste padrão e antes de mais nada sempre texto se a placa está ligando e fazendo suas funções, aqui eu uso a própria embalagem plástica que veio o circuito:


www.netetronica.com


Ligou funcionou eu aconselho algo mais robusto ou a montagem na própria caixa ou gabinete ao qual vai ficar, aqui usei um pedaço simples de madeira:


www.netetronica.com 

Parafusos espaçadores, muito utilizado para fixar a placa mãe em gabinete de computadores:

www.netetronica.com


www.netetronica.com 
Com era apenas um teste utilizei como base quatro espaçadores e apenas dois parafusos para fixar a placa, a base é muito importante, pois como teremos que apertar os botões para ajuste os quatro cantos devem estar apoiados.

www.netetronica.com


Este termostato não pode ser alimentado com tensão AC 127v ou 220v, tem que ser usados fontes que forneçam 12v DC, a fonte como já mencionamos pode ser as mais diversas, desde as lineares que utilizam transformador e que de preferência tenha um regulador 7812 para estabilizar a tensão ou as chaveadas vendidas até na esquina, qualquer uma de 12v e com mais de 100mA serve, já que o circuito em testes não passou de 59.9mA:


www.netetronica.com


O w1209 possui apenas dois bornes que fazem toda a interface de entrada e saída, um que é especifico para o sensor NTC e este que é o que vamos usar para entrada e saida de energia:


www.netetronica.com


K0: Entrada de linha
K1: Saída para a carga
+12V: Positivo DC da fonte.
GND: Negativo DC da fonte.


Aqui para exemplificar a ligação:


www.netetronica.com


Agora vamos ligar a entrada e saída para o equipamento que vamos usar, neste momento temos várias opções, vamos utilizar uma tomada como exemplo, assim fica mais fácil ligar um ventilador ou algo que possua plugue elétrico:


www.netetronica.com


Utilizando um cordão elétrico compatível com o equipamento alimentado, temos no mercado cordões de 10A e 20A:


www.netetronica.com


Ele possui dois cabos paralelos, um cabo irá diretamente para a tomada:


www.netetronica.com


Lembre-se que a tomada também deve ser compatível com a alimentação do equipamento, no mercado há as de 10A e 20A, escolha conforme a sua necessidade.
O outro cabo do cordão elétrico irá ser conectado no conector K0 do termômetro W1209:



A saída para o equipamento será feita no conector K1:



Aconselho sempre como medida de segurança utilizar fusível para proteção do relé do termômetro e até mesmo para proteger a carga em caso de curto circuito:



No mercado há vários porta fusíveis, escolha o melhor que se adeque ao seu projeto:



Se quiser pode colocar também um fusível para proteger o termômetro, na minha montagem eu não utilizei, mas caso queira use um fusível de 100mA o que acredito ser o menor valor encontrado comercialmente.
Agora com o circuito montado, reveja toda as ligações elétricas ante de energizar, ligue a fonte e vamos fazer os ajustes, o termômetro W1209 só possui três botões



Para isso mantenha o botão SET pressionado por 5 segundos, deste modo aparece piscando P0 a P6:


P0:
C igual a resfriar ou seja, ao chegar a temperatura por você escolhida irá atracar o rele e ligar o equipamento.
H igual a aquecer ou seja, ao chegar a temperatura por você escolhida irá desatracar o rele e desligar o equipamento.
P1:
Tolerância para mais e para menos em graus Celsius.
Vai de 0,1⁰ a 15⁰.
P2:
Temperatura máxima.
-45⁰ a +110⁰
P3:
Temperatura mínima.
Vai de -50⁰ a +105⁰.
P4:
Correção feita em graus Celsius
Vai de -7⁰ a + 7⁰.
P5:
Tempo para novo acionamento do relé.
Vai de 0 que é desabilitado a 10 minutos.
P6:
Um aviso apenas visual que no display aparece - - - quando a temperatura escolhida seja ultrapassada, uma pena que não seja um alerta sonoro.
Vai de 0⁰ a +110⁰


Após configurar as opções não toque em mais nenhum botão que o termômetro irá salvar as informações e apresentar a temperatura ambiente.
Para um uso básico as principais alterações serão:
P0 ao qual irá escolher C armar o relé quando chegar a temperatura alvo ou H para desligar o relé quando chegar a temperatura alvo.
P2 e P3 será a range da temperatura que iremos trabalhar, após escolhermos a mínima e máxima.
P5 será um tempo mínimo para que o relé atraque novamente, ou seja você escolheu um minuto em P5, assim mesmo que a temperatura abaixe ou aumente, o relé só irá atracar após o tempo determinado em P5. Muito interessante para evitar que um motor elétrico ligue e desligue em curtos espaço de tempo.
Após configurar os parâmetros aperte mais uma vez o botão set note que começará a piscar o display e você poderá ajustar dentro das temperaturas escolhidas em P2 e P3, vamos dizer que você escolheu em P2 35⁰ e em P3 45⁰, ao apertar set uma vez você terá a opção de temperatura 35⁰ a 45⁰, um acesso rápido para ajustar a temperatura.
Tudo ok monte em uma caixa plástica, acidentes acontecem e danos podem ser irreversíveis.
Fiz um vídeo, nem sempre conseguimos explicar tudo com palavras:

 

Há limitações com este termômetro W1209, principalmente com a montagem numa caixa plástica, mas pelo custo benefício dá para relevar, a criatividade de uso só depende de você.
Há no mercado o TZT W2809 wk, mas aqui no Brasil ele é comercializado como W1209 wk, possui todas as funções do W1209 e mais um buzzer que alarma sonoramente caso ultrapasse a temperatura escolhida e possui um melhor layout para instalação e uso. Pena que não achei aqui perto para comprar, mas é bem melhor que o W1209 para instalar.



Bom projeto!

Luiz Cláudio

Atualizado e revisado em 30.09.2018