Quem não quer economizar dinheiro recarregando seus próprios cartuchos? Podemos em alguns casos afirmar que a troca dos cartuchos vazios de impressora simples pode ser praticamente o mesmo valor de uma nova, assim a recarga é bem vantajosa financeiramente.

Só que nem tudo são flores e a recarga de um cartucho poderá trazer problemas tais como: Entupimentos constantes, perca de qualidade de impressão, etc. Devemos sempre priorizar uma tinta de recarga de boa qualidade, mas mesmo escolhendo-a, caso a impressora não seja usada constantemente o entupimento é certo.

Os procedimentos mencionados são para impressoras Jato de Tinta que utilizam as cabeças de impressão no próprio cartucho: HP, Lexmark, Canon, etc. Não valem para as impressoras da Epson que o cartucho de tinta nada mais é que um simples reservatório de tinta e as cabeças de impressão estão no carro de impressão e impressoras Laser.

Conhecendo os Tipos de Impressora

 

Domesticamente podemos afirmar que existem 3 modelos de impressora:

Matricial - Utiliza uma fita com tinta igual as máquinas de escrever mecânicas, está em desuso atualmente e seu uso normalmente é mais no comércio para impressão de notas fiscais em muitas vias ou quando se quer uma impressora de excelente robustez e baixo custo. Sua impressão é feita através de mini agulhas que batem na fita de impressão e esta no papel;

Jato de Tinta - Mais utilizada domesticamente, possui um ótimo custo benefício e rapidez. Seu funcionamento consiste em micro resistências na cabeça de impressão que se aquecem ao ponto de fazer a tinta literalmente explodir de encontro ao papel. A facilidade de fazer a recarga e uso de alimentadores contínuos (bulk-ink) em alguns modelos fazem desta a melhor opção atualmente para clientes domésticos.

Laser - Como avanço da tecnologia e o barateamento da Laser aos poucos ela está substituindo as impressoras Jato de Tinta, seu princípio de funcionamento é a fusão por calor do Toner no papel. Apesar de possuir um bom custo por impressão, seu cartucho é um dos mais caros e recarga feita somente por pessoas qualificadas.

Conhecendo o Cartucho de Impressoras Jato de Tinta

 

Abaixo temos um cartucho de impressora a Jato de Tinta:

Contatos Elétricos: Responsável por enviar as cabeças de impressão os comandos e a corrente necessárias para fazê-los funcionar.

Cabeças de Impressão: Local onde estão alojadas as micro resistências responsáveis pelo aquecimento da tinta e posterior pulverização no papel.

É imprescindível que os contatos elétricos e as cabeças de impressão não sejam tocados com os dedos devido a Eletricidade Estática. (saiba mais...)

Outra dica valiosa é que assim que perceba-se as falhas na impressão é a hora de recarregar o cartucho, assim evitamos que as micro resistências aqueçam sem tinta e danifiquem-se. Quem refrigera as cabeças de impressão ao aqueceren-se é a tinta e sem tinta elas aquecem até queimar ou danificam ao ponto de não aquecerem ao ponto de vaporizar a tinta.

Limpando as Cabeças de Impressão

 

A causa do entupimento podem ser variadas: Falta de uso, baixa qualidade da tinta, incompatibilidade da tinta de recarga com a tinta que está no cartucho, tinta fora da especificação, etc.

Seja qual for os procedimentos abaixo poderá resolver, a não ser que o entupimento seja muito profundo ou a tinta tenha cristalizado internamente. Não utilize álcool de nenhum tipo, pois as tintas usadas hoje em dia podem reagir e piorar o entupimento.

Mas lembre-se:

Estes procedimentos são para cartuchos entupidos, caso haja luzes indicando cartucho danificado somente a troca deste, ao passarmos um papel ou sai pouquíssima tinta ou nenhuma:

.Vamos utilizar:

Um prato, guardanapo de papel (bem absorvente) ou papel toalha e um pouco de água quente.

Dobre o papel em quatro:

Coloque um pouco de água quente, não é muita quantidade e sim a suficiente para umedecer bem o papel:

Coloque o cartucho com a cabeça de impressão encostando no papel umedecido em água quente:

Deixe alguns segundos e coloque em outra parte do papel:

Faça isso várias vezes e vá trocando o papel e adicionando água quente:

Note que a água quente dissolve a tinta delicadamente até mesmo as que estão na parte interna do cartucho. De tempos em tempos passe um papel seco para ver se o cartucho foi desentupido:

O resultado final terá que ser este:

Note que a linha impressa é continua e com boa quantidade de tinta, aqui o antes e o depois:

Em 90% dos casos consigo desentupir os cartuchos, há casos em que não há recuperação e somente um cartucho novo.

Luiz Cláudio

Atualizado e revisado em 08.03.2011